Cólicas do bebê

problemamamadaO organismo do bebê ao nascer é imaturo. Está se adaptando a absolutamente tudo!

O aparelho digestivo também está se adaptando a receber, “empurrar” e absorver o alimento.

É comum o bebê mamar e fazer coco logo após as mamadas (por ocasião da descida do leite). Isso acontece por causa do reflexo gastro cólico. O alimento cai no estomago e estimula o movimento (peristaltismo) intestinal.

O fato do bebê não rolar também contribui para dificultar o trânsito intestinal. As vezes o intestino funciona muito rápido ou bem lentamente.

Outra adaptação é o processo de absorção do leite.

Tudo muito novo! O organismo do bebê precisa se adaptar as novas funções e isso leva tempo e pode causar desconforto e dor.

Durante todos esses anos orientando mães e pela minha própria experiência com meus filhos, vi como os recursos tradicionais para tratar a cólica do bebê ajudam muito pouco.

As crises de cólica ou desconforto interferem na rotina de sono, mamadas e atividades do bebê e da mãe.

Encontrei na auriculo acupuntura uma resposta surpreendente no tratamento das cólicas do bebê.

Acho importante informar que  nos bebês não uso agulhas e nem sementes. A aurículo acupuntura é feita com uma “espuma” que contém silício (propriedade de harmonização).

O bebê não tem nenhum desconforto ou dor durante a aplicação e/ou estimulação.

– Veja o vídeo


É muito bom poder aliviar a dor dos bebês e de suas mães.

O tratamento básico são 3 aplicações com intervalos de 7 a 10 dias entre as aplicações. Durante esse período a mãe vai estimular os pontos. Um procedimento fácil e rápido.

A escolha dos pontos depende das características do desconforto e do funcionamento intestinal.

É importante que se faça o diagnóstico de cólica. Afinal um bebê chora por diferentes motivos.

O tratamento para cólica ainda tem a vantagem do bebê não precisar tomar nenhuma medicação. Caso a mãe já tenha iniciado alguma medicação o ideal é manter e ir retirando aos poucos, à medida que a aurículo apresenta resultados.

Os cuidados também são importantes para diminuir os desconfortos que as cólicas provocam:

– Faça massagem circular na barriga do bebê durante as trocas de fraldas, mas somente quando o bebê estiver tranquilo.

 

colicalivro

Livro “Cuidando do Bebê”

 

– Não faça massagem durante as crises. Isso vai incomodar mais ainda o bebê.

– Mude o bebê de lado durante o sono, nos intervalos das mamadas. Role o bebê do lado direito para o lado esquerdo. Assim você vai ajudar o transito intestinal.

– Durante as trocas de fralda não levante as pernas do  bebê para limpar seu bumbum. Role ele de um lado para o outro. Movimentar o bebê ajuda a empurrar um bolha de ar ou o bolo fecal no intestino.

– Durante as crises de cólica: coloque um calor na barriga do bebê – bolsa de água quente enrolada em uma fralda. Teste a temperatura na parte interna do seu braço. Vá desenrolando a fralda a medida que a temperatura da bolsa esfriar. Procure uma posição que seja confortável para o bebê. Geralmente quando você coloca a barriga do bebê no seu braço ou contra você (barriga com barriga).

A aurículo acupuntura pode também ajudar os bebês com intestino preso; por ocasião do nascimento dos dentes; problemas respiratórios; alergias … Nesses casos a aurículo não substitui os tratamentos convencionais mas sim ajuda a acelerar a melhora do quadro. É indicado associar a aurículo aos tratamentos convencionais.

Infelizmente não tenho resultados satisfatórios com refluxo. Nesse caso somente os cuidados e a medicação podem atenuar o desconforto.

A aurículo acupuntura pode ajudar as mães a aumentar ou diminuir a produção de leite materno, equilibrar o humor no pós parto, harmonizar o organismo dentre inúmeras indicações.

Para maiores informações ou para agendar uma seção de aurículo acupuntura favor enviar e-mail contato@nazarebrito.com.br  ou entrar em contato:

Rio de Janeiro 21 – 99851-0917

Belo Horizonte 31 – 3024-0333

Compartilhar notícia: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Comentários